Ainda representada por duas versões conceituais, a primeira picape da Mercedes-Benz já tem nome: chama-se Classe X. Ela nascerá sobre a mesma base da Nissan Frontier e da Renault Alaskan e tem lançamento na Austrália, Africa do Sul e Europa programado para o ano que vem. O Brasil a receberá em 2018.
Esta é uma das poucas vezes que a Mercedes não criou um carro com foco no mercado europeu. Porque? Pois picapes representam apenas 0,5% do mercado de veículos na Europa, onde vans e furgões dominam entre os veículos de carga. Mas picapes têm grande participação na Austrália, na África do Sul e na América do Sul como um todo.
Enquanto outros mercados receberão carros fabricados em Barcelona, na Espanha, o Brasil e países vizinhos receberão carros fabricados em Córdoba, na Argentina, junto com Alaskan e Frontier, a partir de 2018.
Picape requintada ou requentada?
A Mercedes terá de usar o design, o acabamento e a mecânica para justificar a existência da Classe X. As duas propostas apresentadas ainda como conceito pela empresa dá pistas do que pode vir. A versão mais civilizada é a “Stylish Explorer” (exploradora estilosa) e tem rodas enormes, para-choques pintados e lanternas que envolvem a tampa da caçamba. A outra, “Powerful Adventurer” (aventureira poderosa), tem molduras nas caixas de roda, suspensão mais alta e pneus próprios para lama, enquanto a tampa da caçamba é vazada.
A mecânica ainda não foi detalhada pela Mercedes, mas o leque de opções será grande. Está confirmado um V6 Diesel com tração 4×4, mas motores pequenos também serão oferecidos.
“Com a pick-up Mercedes-Benz preenchemos uma das últimas lacunas no nosso portfólio. O nosso objetivo é oferecer a cada cliente um veículo adequado para as suas necessidades”, explicou o diretor da Mercedes-Benz Cars, Dr. Dieter Zetsche.
A Classe X será a primeira picape de uma marca premium europeia. “Estamos abrindo e transformando o segmento médio das pickups com a primeira pickup premium do mundo verdadeiramente adequada ao estilo de vida urbano e moderno”, acrescentou Volker Mornhinweg, diretor da Mercedes-Benz Vans.