Criar uma landing page é uma ótima maneira de atrair pessoas para conhecer seu produto. Aprenda agora como criar o seu!
Para ganhar dinheiro vendendo produtos na Internet, você precisa, antes de mais nada, de uma base de leads engajados com suas ofertas.
No entanto, sabemos que criar essa base do zero não é a tarefa mais fácil. Para facilitar esse processo, mostraremos uma ferramenta que se mostrou bastante eficaz para atrair e capturar novos usuários. Estamos falando da página de destino!
Continue lendo este post e você aprenderá:
O que é uma landing page?
Você sabe quando clica em um banner ou link patrocinado e é redirecionado para uma página no produto que estava sendo anunciado?
Esta página é chamada de “landing page”, literalmente uma página onde o visitante aterra.
O principal problema com essa definição é que ela pressupõe que uma página de destino preenche um papel semelhante de um site ou uma página de vendas. Quando, na verdade, uma página de destino é criada para uma campanha de marketing específica e é completamente autossuficiente em seus outros canais de relacionamento.
Vou dar um exemplo, para ser mais claro.
Suponha que você tenha uma empresa especializada em consultoria para os departamentos de Recursos Humanos. Você cria uma landing page onde oferece um e-book gratuito sobre as melhores práticas em gestão de pessoas, com o objetivo de atrair mais usuários para conhecer sua página ou se inscrever para receber seu conteúdo.
Observe que o material que você está oferecendo não tem custo adicional para sua persona de comprador e, embora isso não tenha nada a ver com seu produto principal, ele pode ser adquirido separadamente.
O exemplo que acabei de mencionar ilustra uma das ações para as quais a página de entrada pode ser criada. Outros são: fazer uma compra, assinar um boletim informativo, assinar uma petição ou até mesmo deixar seu endereço de e-mail.
Layout simples
Como o pouso é criado com um propósito específico, ele possui um menu de navegação mais simples, composto apenas pelo título (manchete), oferta de venda, formulário e Call To Action (CTA) , ao contrário do site que reúne todas as informações sobre seu o negócio.
A simplicidade da navegação não é uma escolha aleatória. Mas uma maneira de evitar que o visitante se distraia da ação principal da sua página.
Quais são os principais objetivos da página de destino
Normalmente, a página de destino é usada na primeira etapa do funil de vendas, quando o usuário ainda está no estágio de conscientização, mas não necessariamente pronto para fazer a compra.
A função da página de destino é aumentar a visibilidade de sua marca na Internet e atrair usuários para sua base de leads, para que no futuro eles voltem a ouvir falar sobre você e seu produto.
Apesar de ter um objetivo geral em comum, as landing pages atendem demandas específicas, como:
- Capture usuários que ainda não conhecem você ou seu produto para se comunicar com eles mais tarde: uma página que solicita as informações de contato do visitante em troca de uma oferta de conteúdo, que pode ser um e-book ou um infográfico, por exemplo.
- Para preencher a lacuna entre o usuário e a página de checkout de seu produto, forneça conteúdo suficiente para que ela se sinta segura para fazer a compra: Ofereça apenas as informações necessárias para que o visitante faça uma compra informada. Muito comumente usado por ecommerce e programas de associação .
- Segmente suas ofertas: se você vende mais de um produto, a página de destino pode ser uma oportunidade para dar ênfase a uma de suas ofertas e até para fazer um lançamento.
- Usuários diretos que clicam nos seus anúncios: Um dos maiores erros dos empresários que decidem anunciar na Internet é direcionar os usuários para uma página genérica. A melhor maneira de corrigir isso é criar uma página de destino específica para seu produto, para que os visitantes não percam tempo tentando descobrir como podem obter sua oferta.
Como uma página de destino pode aumentar o alcance do seu produto?
A partir do momento em que você convence a visitante a fornecer suas informações de contato, você pode estabelecer um relacionamento com esse usuário, mesmo que ela não tenha feito a compra.
Mas nem sempre é possível convencer seus visitantes a se registrarem em sua base.
Mas não se preocupe! Os visitantes que acessaram a página por meio de seus anúncios, mas não preencheram seu formulário de contato, ainda podem ser afetados pelo remarketing .
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O remarketing é um recurso que permite exibir conteúdo e anúncios para qualquer pessoa que tenha tido contato com seu site ou campanha, independentemente do tempo no site.
Usando essa técnica, é possível "recuperar" usuários que já visitaram sua página de destino, mas que, por algum motivo, não preencheram o formulário nem concluíram a compra.
Recentemente, escrevemos um post aqui no blog explicando o golpe a golpe no Remarketing. Convido você a ler se quiser aprender mais sobre o assunto.
Ferramentas para criar uma página de destino
Para criar uma landing page, você tem três opções.
- Você pode criar sua página do zero;
- Você pode pagar um profissional para projetar a página para você;
- E você pode usar ferramentas de criação de páginas de destino. (Se você tem um blog hospedado no WordPress, você também pode instalar um plugin na plataforma para criar sua landing page).
Para as pessoas que estão começando a trabalhar com vendas on-line, nossa sugestão é usar layouts prontos para uso e personalizá-los de acordo com as preferências de sua persona do comprador .
Além de ter que fazer um investimento menor, sua página estará pronta em menos tempo, sem a necessidade de conhecimento técnico em codificação e design.
Existem várias ferramentas disponíveis no mercado hoje, para facilitar o processo de criação de sua landing page.