A cada dia, novas estratégias de divulgação surgem com o advento do marketing digital. Uma estratégia bem criada tem sempre como base uma pesquisa aprofundada no público alvo.
Contudo, uma estratégia bem bolada de marketing digital dá bastante trabalho de ser feita. Mesmo quando esse trabalho é delegado a uma agência de marketing, é preciso tempo, estudo e atualização.
Bem, com isso, hoje darei 4 dicas para que você possa iniciar suas estratégias de marketing digital a fim de minimizar os erros e maximizar os acertos.
1- Mire seu foco no público-alvo
Quando pensamos em volume de pessoas, fica complicado montar uma estratégia perfeita que esteja de acordo com os desejos de todas elas. Em outras palavras, um público muito amplo exige diferentes estratégias de marketing.
Qual deve ser o passo a passo de criação do conteúdo? Quais banners devo usar? Uso o Google Adwords ou o Facebook Ads? Eu mesmo deveria criar meu conteúdo ou deveria terceirizar esse trabalho?
Todas as questões podem levar a respostas ideais para que você comece a planejar o seu conteúdo. Não se esqueça que, afinal de contas, o marketing digital surgiu justamente com o intuito de estreitar os relacionamentos.
Você já criou a história da sua empresa?
Você sabia que a cada 1000 consumidores online, apenas 190 compram produtos porque se baseiam na razão, e não na emoção?
Isso mostra como criar uma história para a sua empresa, produto ou negócio é extremamente importante para gerar conversões.
A criação de uma história é essencial para fazer o cliente se identificar com ela, principalmente com as dores de um problema não solucionado.
Você sabe o que deve levar em consideração na hora de criar sua própria história?
- A razão pela qual você criou sua empresa;
- Os motivos que o levam a acordar feliz e bem disposto todos os dias para trabalhar naquilo que você mais gosta;
- Toda a sua trajetória até montar sua empresa ou produto;
- Os desejos de sua persona;
Fique sempre de olho no tráfego
SEO e tráfego pago devem sempre andar lado a lado. Não foque somente em SEO e nem somente em links patrocinados.
Ao longo do tempo você vai aprender mais sobre isso, mas de antemão, posso adiantar que os profissionais que trabalham com geração de tráfego possuem campanhas dividas em diferentes segmentos de acordo com o número de conversões.
Elas podem ser divididas, por exemplo, em campanhas de curto e longo prazo, e também podem ser classificadas de acordo com campanhas que geram muita ou pouca conversão.
Não se esqueça de que redes como Twitter, Facebook, Instagram e principalmente o YouTube possuem uma força de divulgação extremamente forte. Apostar no SEO Off-Page pode fazer toda a diferença no seu negócio.
O link building é um dos critérios mais importantes utilizados pelo Google na hora de avaliar o DA (autoridade de domínio) de uma página. Quanto mais links apontando para uma página, maior a autoridade. Não se esqueça, esse conceito é importante.